Agendamentos
19 de Agosto de 2026
Home » Reflexão do dia  »  19 de Agosto de 2026
19 de Agosto de 2026

“Ou estás com inveja porque estou sendo bom?”: libertar-se da comparação para viver na gratuidade

Palavra para guardar: “Amigo, eu não fui injusto contigo. [...] Ou estás com inveja porque estou sendo bom?” (Mt 20,13.15).

EVANGELHO DO DIA – Mt 20,1-16ª

Pois o Reino dos Céus é como o proprietário que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. Combinou com os trabalhadores a diária e os mandou para a vinha. Em plena manhã, saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! Eu pagarei o que for justo’. E eles foram. Ao meio-dia e em plena tarde, ele saiu novamente e fez a mesma coisa. Saindo outra vez pelo fim da tarde, encontrou outros que estavam na praça e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados? Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. E ele lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’. Ao anoitecer, o dono da vinha disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e faze o pagamento, começando pelos últimos até os primeiros!’ Vieram os que tinham sido contratados no final da tarde, cada qual recebendo a diária. Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, pensando que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu apenas a diária. Ao receberem o pagamento, começaram a murmurar contra o proprietário: ‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o peso do dia e o calor ardente’. Então, ele respondeu a um deles: ‘Companheiro, não estou sendo injusto contigo. Não combinamos a diária? Toma o que é teu e vai! Eu quero dar a este último o mesmo que dei a ti. Acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja porque estou sendo bom?’ Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.

REFLEXÃO:

Jesus compara o Reino dos Céus a um proprietário que sai em diferentes horas do dia para contratar trabalhadores para sua vinha. Alguns começam cedo; outros são chamados às nove horas, ao meio-dia, às três da tarde e, finalmente, quando resta apenas uma hora de trabalho. Ao final, todos recebem a mesma quantia.

Os trabalhadores da primeira hora, que suportaram o peso do dia e o calor, esperavam receber mais. Entretanto, o proprietário não lhes retira aquilo que havia combinado; apenas decide ser generoso com os últimos. O conflito nasce quando a bondade concedida ao outro passa a ser interpretada como injustiça contra si.

A parábola não pretende estabelecer critérios de remuneração trabalhista. Jesus fala do Reino e revela uma graça que não pode ser reduzida à lógica da equivalência. Diante de Deus, a relação não começa pelo mérito humano, mas pela iniciativa daquele que sai continuamente à procura de pessoas para sua vinha.

A PRIMEIRA PALAVRA NÃO É MÉRITO, MAS GRAÇA:

O proprietário sai repetidamente à procura de trabalhadores. Esse movimento constitui a chave teológica da parábola: antes do trabalho humano existe alguém que chama. Nenhum trabalhador entrou na vinha por iniciativa própria. Todos estavam fora até que o proprietário foi ao seu encontro.

A vida cristã começa também por essa iniciativa. Podemos rezar, servir, trabalhar, perseverar e assumir responsabilidades; entretanto, antes de tudo aquilo que fazemos para Deus existe aquilo que Deus fez e continua fazendo por nós. Fomos encontrados e chamados.

Essa consciência protege a espiritualidade de uma lógica perigosa: imaginar que nossa fidelidade torna Deus nosso devedor. O serviço cristão não é um contrato pelo qual acumulamos créditos para exigir recompensas. É resposta a uma graça que nos precede.

Isso não diminui o valor da perseverança. Os trabalhadores da primeira hora realmente suportaram o peso do dia. A questão é outra: a fidelidade deixa de ser evangélica quando se transforma em título de superioridade.

Há uma conversão própria daqueles que caminham há muito tempo. É necessário aprender a servir sem fazer contas, permanecer sem exigir privilégios e acolher com alegria aqueles que chegaram depois.

A COMPARAÇÃO PODE TRANSFORMAR A BÊNÇÃO EM INSUFICIÊNCIA:

Os primeiros trabalhadores estavam de acordo com o denário combinado. A insatisfação surge somente quando percebem que os últimos receberam a mesma quantia.

Esse detalhe revela uma dinâmica profundamente humana. Muitas vezes, aquilo que possuímos parecia suficiente até começarmos a compará-lo com aquilo que outra pessoa recebeu. Estávamos agradecidos por nossa trajetória até observarmos o caminho de alguém. Reconhecíamos nossos dons até percebermos que outra pessoa recebeu mais atenção, oportunidades ou reconhecimento.

A comparação pode transformar gratidão em ressentimento.

O problema, então, não está necessariamente naquilo que recebemos, mas no modo como passamos a olhar. Quando a identidade depende da comparação, já não basta estar bem: precisamos estar melhor que alguém. O sucesso do outro parece diminuir o nosso; seu reconhecimento parece tornar-nos invisíveis; sua oportunidade parece denunciar aquilo que nos falta.

A pergunta do proprietário – “Ou estás com inveja porque estou sendo bom?” – desloca a questão do cálculo para o coração.

A inveja, nesse horizonte, não consiste apenas em desejar aquilo que pertence ao outro. É também a dificuldade de alegrar-se com o bem alheio porque esse bem parece ameaçar nosso próprio valor.

O Evangelho propõe uma liberdade mais profunda: reconhecer que a graça oferecida ao outro não diminui aquilo que Deus concedeu a mim.

DEUS CONTINUA SAINDO: NUNCA É SIMPLESMENTE TARDE DEMAIS:

Os trabalhadores encontrados no final do dia dizem algo comovente: “Ninguém nos contratou”. Não afirmam que recusaram o trabalho. Permaneceram esperando porque ninguém os chamou.

Essa frase alcança todas as pessoas que, em algum momento, experimentaram a sensação de não terem sido escolhidas, reconhecidas ou incluídas. Também alcança aqueles que olham para a própria história e concluem que chegaram tarde demais.

Tarde para recomeçar.

Tarde para mudar.

Tarde para descobrir uma vocação.

Tarde para reconstruir uma relação.

Tarde para voltar a Deus.

A parábola apresenta outra possibilidade. O proprietário continua saindo enquanto ainda existe dia.

Essa é uma imagem profundamente esperançosa de Deus. Ele não reduz uma pessoa ao tempo perdido. Pergunta o que ainda pode nascer do tempo disponível.

Ao mesmo tempo, os trabalhadores da última hora recordam que dignidade e produtividade não são sinônimos. A sociedade frequentemente mede o valor humano pela capacidade de produzir, realizar e demonstrar resultados. O Evangelho oferece outro fundamento: antes de sermos trabalhadores eficientes ou insuficientes, somos pessoas chamadas.

A última hora também pode tornar-se hora de graça.

Enquanto Deus continua chamando, ainda existe futuro.

APLICAÇÃO À VIDA:

A parábola convida a uma conversão do olhar. O primeiro exercício consiste em perceber onde a comparação está roubando nossa gratidão. Talvez exista alguma dimensão da vida que antes parecia boa, mas se tornou pequena depois que começamos a observar excessivamente aquilo que outra pessoa possui, realiza ou recebe.

O segundo movimento é aprender a celebrar o bem alheio. Isso não exige negar sentimentos difíceis, mas impedir que eles governem nossas atitudes. Podemos reconhecer a inveja sem alimentá-la e transformá-la em oração, gratidão e desejo sincero de liberdade interior.

Finalmente, o Evangelho pede que não decretemos prematuramente o fim de nossa história. Se existe uma área na qual pensamos que já é tarde, talvez o passo de hoje seja simplesmente escutar novamente o proprietário dizendo: “Ide também vós para a minha vinha”.

Não precisamos recuperar todo o tempo perdido. Precisamos responder com fidelidade ao tempo que ainda nos é oferecido.

TRÊS PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:

1. Que realidade da minha vida deixou de parecer suficiente depois que comecei a compará-la com aquilo que outra pessoa recebeu? Onde a comparação está enfraquecendo minha gratidão?

2. Existe alguém cujo crescimento, reconhecimento ou felicidade tenho dificuldade de celebrar sinceramente? O que esse desconforto revela sobre minhas próprias necessidades de reconhecimento e valorização?

3. Em que dimensão da minha vida penso que “já é tarde demais”? Se Jesus me chamasse novamente hoje, qual recomeço eu precisaria ter coragem de aceitar?

COLÓQUIO - CONVERSAR COM JESUS COMO UM AMIGO FALA COM OUTRO AMIGO:

Coloque-se diante de Jesus sem esconder suas comparações.

Diga-lhe:

“Jesus, às vezes olho para a vida dos outros e começo a achar pequena a minha. Vejo aquilo que receberam, conseguiram ou se tornaram e começo a medir minha história.”

Apresente-lhe uma situação concreta.

Depois pergunte:

“Senhor, o que existe por trás desta comparação?”

Talvez seja necessidade de reconhecimento. Talvez medo de ser esquecido. Talvez cansaço por ter trabalhado muito e sentir-se pouco valorizado. Talvez uma antiga experiência de não ter sido escolhido.

Fale disso com Jesus.

Depois escute interiormente a palavra do proprietário:

“Amigo, eu não fui injusto contigo.”

Detenha-se especialmente na palavra “amigo”.

Antes de corrigir seu olhar, Deus reafirma o vínculo.

Pergunte:

“Jesus, quais são os meus denários? O que recebi e deixei de perceber porque estou olhando demais para aquilo que deste aos outros?”

Recorde pessoas, oportunidades, aprendizados, capacidades, recomeços e experiências de fé.

Agradeça.

Depois apresente a Jesus alguém com quem você costuma se comparar.

Diga o nome dessa pessoa e reze:

“Senhor, abençoa sua vida. Ensina-me a alegrar-me sinceramente com o bem que realizas nela.”

Finalmente, apresente aquilo em que você sente ter chegado tarde.

Diga:

“Jesus, ainda estou aqui. Se ainda existe lugar para mim na tua vinha, chama-me novamente. Não quero gastar o tempo que resta lamentando o tempo perdido.”

Permaneça em silêncio.

ORAÇÃO FINAL:

Senhor Jesus, tua Palavra toca hoje minha maneira de olhar para aquilo que recebi e para aquilo que concedeste aos outros.

Reconheço que muitas vezes a comparação enfraquece minha gratidão. Aquilo que antes me fazia agradecer parece pequeno quando meus olhos se concentram excessivamente na vida alheia.

Cura meu olhar.

Ensina-me a compreender que o sucesso de outra pessoa não é meu fracasso, que o reconhecimento oferecido a alguém não diminui minha dignidade e que tua bondade não precisa ser distribuída segundo minhas medidas para continuar sendo justa.

Liberta-me da tentação de transformar minha fidelidade em mérito e meu serviço em direito adquirido.

Recorda-me que também eu fui encontrado na praça.

Também eu fui chamado.

Também eu vivo da graça.

Quando a inveja surgir, ajuda-me a reconhecer a ferida escondida por trás dela. Se eu estiver cansado de não ser reconhecido, acolhe meu cansaço. Se tiver medo de ser esquecido, recorda-me que sou conhecido por ti. Se estiver preso à comparação, devolve-me a gratidão pelo caminho que me confiaste.

Ensina-me a celebrar o bem que acontece na vida dos outros.

E quando eu pensar que cheguei tarde demais, sai novamente à minha procura.

Não permitas que eu desperdice o tempo presente lamentando apenas o passado.

Dá-me coragem para entrar na vinha com o tempo que ainda tenho, com aquilo que hoje sou e com a disponibilidade que consigo oferecer.

Que eu não precise ser o primeiro para saber que tenho valor.

Que eu não precise receber mais para conseguir agradecer.

Que eu não precise diminuir ninguém para reconhecer minha própria dignidade.

Ensina-me a viver menos pela comparação e mais pela gratidão; menos pela contabilidade dos méritos e mais pela liberdade da graça.

Amém.

PARA GUARDAR NO CORAÇÃO:

A graça concedida ao outro não diminui aquilo que Deus me deu; um coração livre agradece pelo próprio caminho, alegra-se com o bem alheio e acredita que, enquanto Deus continua chamando, ainda existe possibilidade de recomeçar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *