Quando a comparação nos impede de agradecer: acolher a bondade de Deus sem medir a vida do outro
EVANGELHO DO DIA: Mt 20,1-16ª
Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos: O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. Combinou com os trabalhadores a diária e os mandou para a vinha. Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! Eu pagarei o que for justo’. E eles foram. Ao meio-dia e em plena tarde, ele saiu novamente e fez a mesma coisa. Saindo outra vez pelo fim da tarde, encontrou outros que estavam na praça e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados? Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. E ele lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’. Ao anoitecer, o dono da vinha disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e faze o pagamento, começando pelos últimos até os primeiros!’ Vieram os que tinham sido contratados no final da tarde, cada qual recebendo a diária. Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, pensando que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu apenas a diária. Ao receberem o pagamento, começaram a murmurar contra o proprietário: ‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o peso do dia e o calor ardente’. Então, ele respondeu a um deles: ‘Companheiro, não estou sendo injusto contigo. Não combinamos a diária? Toma o que é teu e vai! Eu quero dar a este último o mesmo que dei a ti. Acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja porque estou sendo bom?’ Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.
REFLEXÃO:
Jesus conta a parábola do proprietário que sai em diferentes horas do dia para contratar trabalhadores para sua vinha. Alguns começam cedo; outros, mais tarde; os últimos trabalham apenas uma hora. Ao final, porém, todos recebem o mesmo pagamento. Os primeiros, ao perceberem o que os últimos receberam, esperam ganhar mais. Quando recebem o valor combinado, murmuram. Então o proprietário pergunta a um deles: “Ou estás com inveja porque estou sendo bom?”
A parábola não pretende oferecer um modelo de organização das relações trabalhistas. Jesus fala do Reino dos Céus e revela uma lógica que ultrapassa a contabilidade do mérito. Diante de Deus, ninguém transforma tempo de serviço, desempenho, fidelidade ou esforço em título de propriedade sobre a graça. O centro da parábola não é simplesmente que todos recebem o mesmo, mas que a bondade oferecida ao outro expõe aquilo que existe no coração de quem observa.
É possível trabalhar o dia inteiro na vinha e terminar amargurado. É possível fazer muitas coisas boas e perder a alegria porque outra pessoa também foi alcançada pela bondade. O Evangelho nos coloca diante de uma pergunta profundamente humana e espiritual: consigo reconhecer o bem que recebi sem precisar compará-lo continuamente com aquilo que Deus, a vida e as pessoas oferecem aos outros?
TRÊS PONTOS FORTES:
A comparação pode transformar aquilo que era suficiente em motivo de insatisfação
Os primeiros trabalhadores aceitaram livremente o valor combinado. O problema surge no final do dia, quando começam a observar quanto os outros receberam. Nada lhes foi retirado. O acordo foi cumprido. E, no entanto, aquilo que antes parecia justo torna-se insuficiente. Por quê? Porque entrou a comparação.
Essa dinâmica atravessa profundamente a existência humana. Podemos estar razoavelmente satisfeitos com nossa vida até começarmos a medi-la pela vida de outra pessoa. Nosso trabalho parecia digno até sabermos quanto alguém ganha. Nossa contribuição parecia significativa até vermos quem recebeu maior reconhecimento. Nosso corpo parecia aceitável até ser comparado com determinadas imagens. Nossa caminhada parecia fecunda até percebermos que alguém alcançou mais rapidamente aquilo que desejávamos.
A comparação altera não apenas a maneira como vemos o outro. Ela pode modificar a maneira como experimentamos aquilo que já possuímos. Algo bom deixa de parecer bom porque outra pessoa recebeu algo que julgamos melhor.
Essa experiência pode aparecer de maneira muito sutil nas relações familiares, comunitárias e profissionais. Quem foi escolhido? Quem foi elogiado? Quem recebeu mais atenção? Quem foi consultado? Quem parece ter mais influência? Quem conseguiu aquilo pelo qual trabalho há tanto tempo?
Nem sempre conseguimos impedir a primeira reação interior. Podemos sentir inveja, ciúme, frustração ou sensação de injustiça. Esses afetos não precisam ser imediatamente moralizados. Eles podem tornar-se informação sobre nós mesmos.
A inveja, por exemplo, pode revelar um desejo ainda não suficientemente reconhecido. Talvez o sucesso de alguém nos incomode porque toca nosso desejo de reconhecimento. Talvez a liberdade de outra pessoa revele quanto nos sentimos presos. Talvez determinada relação desperte ciúme porque toca nosso medo de perder lugar no coração de alguém.
O problema não é perceber o afeto. O problema começa quando permitimos que ele determine nosso olhar e nos faça desejar, ainda que silenciosamente, que o outro tenha menos para que possamos sentir-nos melhor. O Evangelho nos convida a transformar comparação em autoconhecimento:
“O que o bem recebido pelo outro está revelando sobre aquilo que eu desejo, temo ou sinto faltar em minha própria vida?”
Essa pergunta pode transformar a inveja de acusação contra o outro em caminho de verdade sobre nós mesmos.
“Ou estás com inveja porque estou sendo bom?” — a bondade dirigida ao outro também testa nossa liberdade
A pergunta do proprietário é incisiva porque desloca o problema. Ele não pergunta apenas se o trabalhador considera injusto aquilo que recebeu. Pergunta se sua dificuldade está em suportar a bondade oferecida ao outro. Há algo profundamente revelador nisso.
É relativamente fácil agradecer a bondade de Deus quando ela corresponde aos nossos desejos. Mais difícil é continuar reconhecendo sua bondade quando a vemos florescer na vida de alguém justamente na área em que experimentamos espera, falta ou frustração. Alegramo-nos sinceramente quando alguém recebe aquilo que também desejávamos?
Conseguimos celebrar o crescimento de uma pessoa que começou depois de nós? Conseguimos reconhecer dons em alguém sem sentir que isso diminui os nossos?
Conseguimos aceitar que uma pessoa tenha uma nova oportunidade depois de ter errado? Essas perguntas tocam nossa liberdade interior.
Às vezes construímos silenciosamente uma espécie de contabilidade afetiva e espiritual:
“Depois de tudo o que fiz..”.
“Depois de tantos anos..”.
“Eu sempre estive disponível..”.
“Eu merecia ser lembrado”.
Essas frases podem conter uma dor legítima. Há situações reais de injustiça, invisibilidade e falta de reconhecimento que precisam ser nomeadas e enfrentadas. O Evangelho não nos pede passividade diante da injustiça.
Mas existe uma diferença entre buscar justiça e acreditar que nosso mérito nos dá direito a controlar o bem que o outro pode receber.
A lógica do Reino rompe essa contabilidade.
Deus não ama por ranking.
A dignidade do outro não diminui a minha.
O dom concedido a alguém não significa que fui esquecido.
A misericórdia oferecida a quem chegou “na última hora” não desvaloriza a fidelidade de quem caminhou desde cedo.
Talvez uma das liberdades mais difíceis seja justamente esta:
não precisar ser o preferido para saber-se amado.
Enquanto nossa segurança depender de ocupar um lugar superior, qualquer pessoa que receba reconhecimento poderá parecer ameaça.
Quando começamos a experimentar nosso valor de maneira mais profunda, podemos alegrar-nos com o bem do outro sem sentir que perdemos alguma coisa.
Permanecer na vinha sem transformar fidelidade em crédito diante de Deus
Os primeiros trabalhadores possuem algo valioso: permaneceram na vinha durante todo o dia. O problema não está na fidelidade. Está no significado que começam a atribuir a ela. Aquilo que poderia ser vivido como participação torna-se argumento de cobrança.
Essa é uma possibilidade também na vida espiritual. Podemos transformar anos de serviço, oração, dedicação, renúncia ou responsabilidade numa espécie de crédito diante de Deus e das pessoas. Sem perceber, começamos a pensar:
“Depois de tudo o que fiz, eu merecia..”. Existe aqui uma fronteira muito delicada entre gratidão e ressentimento.
Uma pessoa pode dedicar-se generosamente durante muitos anos e, pouco a pouco, começar a sentir que ninguém reconhece suficientemente aquilo que ofereceu. Quando essa experiência não é elaborada, o serviço pode continuar exteriormente enquanto interiormente cresce uma contabilidade.
Contamos aquilo que fizemos. Aquilo a que renunciamos. As vezes em que fomos disponíveis. Os sacrifícios que ninguém percebeu. E começamos a comparar.
Nesse momento, podemos continuar na vinha, mas já não trabalhar com a mesma liberdade.
A fidelidade madura não significa ignorar cansaço nem aceitar exploração. Precisamos de limites, reconhecimento justo, descanso e reciprocidade possível.
Mas a pergunta espiritual permanece:
“Aquilo que ofereço continua sendo expressão de uma escolha livre ou se transformou numa dívida que espero que Deus ou as pessoas um dia me paguem?”
Há uma diferença profunda entre oferecer a vida e apresentar continuamente a fatura daquilo que oferecemos.
Jesus deseja libertar-nos dessa contabilidade.
Não para diminuir o valor da fidelidade, mas para devolvê-la à sua fonte.
Quem permanece desde a primeira hora também recebeu uma graça: teve a vinha, o trabalho, o encontro, a possibilidade de participar desde cedo.
Talvez passemos parte da vida olhando para aquilo que os outros receberam e esqueçamos de reconhecer aquilo que nossa própria caminhada já nos deu.
A gratidão não nega aquilo que falta.
Ela impede que aquilo que falta apague tudo aquilo que existe.
E quando deixamos de viver comparando histórias, começamos a perceber algo essencial: Deus não precisa repetir em mim o caminho de outra pessoa para que minha própria vida seja fecunda.
DESDOBRAMENTO PARA A VIDA - TRÊS MOVIMENTOS CONCRETOS
PERCEBER - Observe onde a comparação altera sua paz
Quando sentir incômodo diante do reconhecimento, sucesso, beleza, liberdade ou felicidade de alguém, não se condene imediatamente.
Pergunte:
“O que aquilo que essa pessoa possui desperta em mim e que desejo meu está aparecendo através dessa reação?”
Talvez a comparação esteja revelando algo importante que precisa ser reconhecido e cuidado.
REVER - Examine sua contabilidade interior
Observe se existe alguma relação ou responsabilidade diante da qual você pensa frequentemente:
“Depois de tudo o que fiz..”.
Pergunte-se o que existe por trás dessa frase.
Necessidade legítima de reconhecimento? Cansaço? Falta de limites? Ressentimento? Expectativa nunca comunicada?
Em vez de continuar acumulando uma dívida silenciosa, procure discernir o que precisa ser conversado, limitado ou interiormente entregue.
PRATICAR - Alegre-se concretamente com o bem de alguém
Escolha uma pessoa que recebeu algo bom recentemente.
Faça um gesto sincero de reconhecimento: uma mensagem, um elogio, uma palavra de gratidão ou uma manifestação de alegria.
Não diminua seu próprio desejo. Apenas exercite a liberdade de afirmar:
“O bem que aconteceu com você não diminui o bem que pode existir em minha vida”.
TRÊS PERGUNTAS PARA O CORAÇÃO:
1. Em que área tenho comparado minha história com a de outras pessoas, permitindo que aquilo que elas possuem diminua minha capacidade de reconhecer o valor do que recebi e construí?
2. Que ressentimento pode estar escondido atrás da frase “depois de tudo o que fiz”, e o que preciso reconhecer, comunicar, limitar ou entregar para recuperar liberdade em meu modo de servir?
3. Que pessoa tenho dificuldade de ver recebendo reconhecimento, misericórdia ou uma nova oportunidade, e o que Jesus deseja transformar em mim para que o bem do outro deixe de parecer ameaça ao meu próprio valor?
COLÓQUIO - “COMO UM AMIGO FALA COM OUTRO AMIGO”
Permaneça alguns instantes em silêncio diante de Jesus e imagine a vinha no final do dia. Os trabalhadores recebem o pagamento, e talvez você se reconheça entre aqueles que chegaram cedo, trabalharam, permaneceram e renunciaram a muitas coisas. Converse com Jesus como um amigo fala com outro amigo e conte-lhe também aquilo que, depois de tanto oferecer, esperava receber: reconhecimento, gratidão, afeto, uma oportunidade ou simplesmente a sensação de que seu esforço foi percebido. Complete com sinceridade: “Jesus, depois de tudo o que fiz, existe uma parte de mim que esperava..”.
Pense agora em alguém cuja vida desperta comparação, inveja ou sensação de injustiça. Não esconda o que sente nem tente corrigi-lo antes de apresentá-lo a Jesus. Pergunte: “Senhor, o que o bem desta pessoa está revelando sobre meu próprio coração?” Talvez exista um desejo legítimo que precisa ser reconhecido, uma ferida por não ter se sentido valorizado, um cansaço que pede limites ou simplesmente a necessidade de recordar quanto você também recebeu.
Escute então a pergunta de Jesus: “Ou estás com inveja porque estou sendo bom?” Não a receba como acusação, mas como convite à liberdade. Diga-lhe: “Jesus, ensina-me a receber teu amor sem medir o que ofereces aos outros e a reconhecer meus dons sem precisar compará-los”. Recorde pessoas, oportunidades, perdões, recomeços e pequenas alegrias que fizeram parte de sua história e agradeça.
Por fim, pergunte: “Jesus, diante da tua Palavra, o que desejas que eu compreenda, acolha e viva hoje?” Permaneça em silêncio. Talvez a graça seja descobrir que você não precisa receber mais do que o outro para reconhecer que também recebeu muito.
BÊNÇÃO PARA O DIA:
Que Deus Pai, cuja bondade não se deixa aprisionar pela lógica de nossos cálculos, lhe conceda um coração livre para reconhecer com gratidão os dons de sua própria história e alegrar-se com o bem concedido aos outros.
Que Jesus Cristo, o Filho, que nos chama continuamente para sua vinha, purifique sua fidelidade de toda contabilidade ressentida e lhe ensine a servir com liberdade, sem transformar amor, dedicação e entrega em créditos a serem cobrados.
Que o Espírito Santo ilumine suas comparações, revele os desejos e feridas escondidos atrás da inveja e do ciúme e lhe conceda liberdade para reconhecer seu próprio valor sem precisar diminuir, superar ou competir com ninguém.
E que Nossa Senhora, mulher que recebeu sua missão sem comparar seu caminho com o de ninguém, acompanhe-o e lhe ensine a acolher com confiança a forma singular pela qual Deus conduz sua história.
Que neste domingo você consiga reconhecer o que recebeu sem medir o que os outros receberam; expressar necessidades sem transformá-las em cobranças silenciosas; buscar justiça sem alimentar rivalidades; e celebrar sinceramente o bem que floresce na vida de outras pessoas.
E que, ao terminar este dia, possa descobrir que a verdadeira liberdade não consiste em possuir mais do que os outros, mas em habitar com gratidão a própria vida, sem precisar compará-la continuamente para reconhecer que ela também é lugar da bondade de Deus.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.